Recados de Dia do Professor
Compartilhar para mim é uma palavra essencial!Neste blog quero compartilhar experiências no cotidiano da sala de aula da turma 8803 do Projeto Autonomia Carioca da EM LEVY MIRANDA - 6ªCRE.
Pesquisar este blog
sábado, 15 de outubro de 2011
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
A MÚSICA PREFERIDA DA 8803
Quem me conhece sabe que adoro trabalhar com música com meus alunos. Sempre fiz isso desde quando lecionava pros pequenininhos, há alguns anos atrás... De vez em quando, nas dinâmicas em sala de aula, uso a música como forma de alegrar um pouco as aulas. Dentre as músicas que já ouvimos na 8803, tento de todas as formas mostrar para eles que existe algo mais além do FUNK carioca que eles amam. Porém a música que eles mais gostam..adivinhem...tem a base do funk, mas a letra é linda. Resolvi postar aqui pois eles vão se amarrar:
O RAP DA TURMA
Dentre os conteúdos abordados no Tecendo o Saber havia um capítulo onde falava sobre Rap. Decidimos então que a turma desenvolveria um rap que os identificassem...Resolveram então gravar, (risos). Não ficou muito boa a gravação, pois um dirigia, o outro filmava...Adorei ouvir os "Corta, vamos de novo!" mas resolvi incentivá-los já que queria muito que eles começassem a falar em público. A letra foi construída em conjunto, cada um dizia um verso e eu fui adequando a melodia. Elegeram uma aluna para cantar e aí está o resultado:
DIA DAS MÃES
Ah, o dia das mães...Comemorar ou não com eles? Afinal muitos não tem mãe, outros são criados por parentes,outros odeiam suas mães (como pode isso, mas ouvi deles..) e alguns são criados pelo pai. Algumas mães saíram de casa, outras ignoram os filhos mesmo morando junto...(Ouvi de um aluno: "Minha mãe não me vê, parece que eu nem existo..."). Resolvi que iria comemorar mesmo assim...Pensei vou comprar lembrancinhas prontas e aí eles fazem um cartão e entregam...Depois decidi que eles mesmo confeccionariam com suas próprias mãos a lembrancinha. Comprei todo o material e fui pra escola, pensando que eles se negariam a fazer, que a turma ia ficar uma confusão só, que eles não conseguiriam fazer sozinhos...Enfim, mas resolvi ir até o final, pagar pra ver.E a minha surpresa foi que eles adoraram!!! Ouvi de um deles: "É a primeira vez que faço algo que preste.Minha mãe nem vai acreditar" Ah, vai sim pois aqui estão as fotos!!!
A SEMANA DA PÁSCOA
Na semana da Páscoa, eu tive a ideia de fazer uma pequena ceia com meus alunos. Não queria que fosse uma comemoração somente onde eles ganhariam chocolates e comeriam os quitutes. Por isso planejei um momento diferenciado, onde preparei uma mesa com pão,uvas, alguns ramos de trigo e suco de uva para representar o vinho.Falamos da importância da união e da fé. Em nosso círculo, fizemos uma oração pela paz. Construímos alguns cartazes desejando coisas boas para o próximo e ceiamos, tiramos fotos de coelhinho e mais uma vez nos divertimos muito. São momentos como este que não poderiam deixar de estar registrados aqui.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Retomando a caminhada
Devido a problemas de conexão fiquei sem postar no blog. Mas agora estou de volta. Fim do período de integração, carnaval, recesso e volta às aulas agora pra valer.Porque parece que o ano só começa após o carnaval?! As aulas estavam reiniciando e os alunos estavam ansiosos para receber os livros e assistir as teleaulas. Começamos com o Tecendo o Saber volumes 3 e 4. As aulas eram basicamente de três disciplinas, português, matemática e artes. As teleaulas eram baseadas em histórias como se fossem novelinhas, onde os personagens iam contando suas historias e os conteúdos iam fazendo parte de um contexto da vida de cada um deles. Logo os alunos gostaram dos personagens e se interessavam por assistir as aulas.É claro que a maioria da turma apresentava muita dificuldade, principalmente em cálculos. Por isso dedicava muitos momentos a matemática para tentar diminuir essa defasagem. Não é tarefa fácil pois os alunos, não sabiam multiplicar, escrever os números, realizar cálculos com análise de dados e tabelas então nem pensar. Mas estávamos tentando da melhor forma possível acompanhar os conteúdos dos livros. Muitos exercícios complementares estavam surtindo efeito.Nesse período alguns alunos foram recolocados em outro projeto pois tinham muita dificuldade de leitura e isto já estava previsto. Era importante saber ler para estar no projeto de aceleração 2. Confesso que liam muito mal, alguns soletravam mas aos poucos iam se desenvolvendo tanto na leitura quanto na escrita.As atividades de integração continuavam para que os alunos ficassem mais unidos bem como os trabalhos de cada equipe.Desenvolver a oralidade da turma também era um desafio que eu pretendia superar, pois considero muito importante que os alunos aprendam a falar em público.Como todos sabem, trabalhar neste projeto não é fácil, temos que conquistar os alunos, apresentar atividades desafiadoras, criar situações de aprendizagem, planejar, planejar e planejar. Não dá para entrar na sala e ensinar qualquer coisa! Por isso a dedicação tem que ser diária. Suamos a camisa literalmente para que esses aluno antes excluídos, aprendam. Cada passo é uma vitória, um obstáculo vencido.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Período de Integração- final
Como eu havia escrito antes, foi um período muito rico e também muito desafiador. Entre os alunos havia um que era diferente. Ele não respondia a metodologia, era agitado e causava tumultos dificultando a aula. Além disso começava a dar problemas também fora de sala, nos corredores. Não respeitava os funcionários da escola apesar de nunca ter me respondido ou agredido verbalmente. Tinha algum desvio, que acho eu era por causa da sua vivência difícil e influência do meio onde ele vivia. Não aceitava regras nem limites. Eu ficava atônita sem saber o que fazer, até que um dia fui alertada por outro professor para não bater de frente com ele pois ele estava envolvido com coisas ruins.Um certo dia começou um boato na turma de que ele estava armado. Fiquei nervosa, mas tive que me manter firme para não assustá-los mais ainda. Comuniquei o fato a direção que levou-o da sala para conversar. Graças a Deus nada de ruim aconteceu.
Os dias se seguiam, o trabalho estava dando frutos, até que um dia houve um desentendimento com o professor de matemática, onde o aluno acabou ameaçando o professor e ele foi encaminhado para a psicóloga, porém não voltou mais a turma. Passado este momento tenso, os outros alunos até que se sentiram aliviados pois estavam conseguindo fazer as atividades em paz. Estávamos na semana antes do Carnaval e para comemorar o fim do período de integração e a data festiva , fizemos um bailinho de Carnaval, tiramos fotos caracterizados, enfim eles estavam muito felizes e eu também.Mais uma etapa concluída!!
![]() |
| Foto de arquivo pessoal |
Assinar:
Postagens (Atom)









