Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DIZENDO NÃO AO PRECONCEITO! PARTE I

           No mês passado iniciamos em sala de aula, uma discussão sobre a contribuição dos negros na cultura brasileira. Além de ser tema de uma das aulas de História propostas pelo Telecurso, percebi com a convivência diária que havia muita resistência por parte dos alunos acerca da questão racial. O que ficava mais evidente em minha sala era que apesar da maioria ser negra ou com antepassados negros, falar sobre isso ainda era motivo de risinhos ou apelidos maldosos em relação à cor da pele ou estilo de cabelo. Observei que mesmo entre os alunos negros havia essa prática. Resolvi aproveitar o tema da aula 10 de história para trabalhar um pouco essa questão. Durante o trabalho em uma turma de aceleração, temos uma rotina pré-estabelecida ou seja uma metodologia a ser aplicada. Consiste em alguns passos necessários ao bom desenvolvimento da aula: acolhida, problematização, exibição da teleaula, leitura de imagem, exercícios com livro texto, exercícios complementares, socialização e avaliação. No momento da acolhida, trouxe para a sala o significado e a origem do nome de cada aluno inclusive o meu, pois estava buscando descobrir se havia algum entre eles de origem africana. Rolou uma dinâmica muito divertida onde cada aluno recebeu uma tirinha com a origem e o significado do nome de algum colega e então teria que tentar descobrir de quem era. Muitos não sabiam a origem do seu nome e percebi que a cada entrega da tirinha os alunos ficavam com um sorriso no rosto, pois as informações novas eram muito agradáveis. Afinal era o seu nome, algo que eles irão carregar por toda a vida!  Ah, e tudo virou um painel chamado IDENTIDADE!
        Na problematização, optei por apresentar um vídeo do youtube que mostrava algumas personalidades negras de todo o mundo, e ao assistir percebi um silêncio na sala e todos olhando atentos ao reconhecer algumas daquelas personalidades. Discutimos então como a televisão tem mostrado o negro nos dias atuais. Esse assunto rendeu pano pra manga...rss
Assistimos a teleaula e pedi para eles construírem frases contra o preconceito racial. Na socialização todos leram suas frases  e ao final ouvimos uma música do Cidade Negra chamada Negro-rei! Gente confesso que fiquei muito envolvida nesse dia e os alunos também, pois após o trabalho era um silêncio que nem sei explicar...Abaixo fotos, vídeos e música trabalhados na construção desse planejamento:







A SURPRESA AO LER A TIRINHA!


MOMENTO DA LEITURA DAS TIRINHAS


ORGULHO DO NOME!

DESCOBERTA MUITO IMPORTANTE PRA ESTA ALUNA

MOMENTO RARO POIS ESTE NÃO SOSSEGA NEM UM MINUTO!

A PROFESSORA TAMBÉM PARTICIPA!RS

MOMENTO DA CONSTRUÇÃO DO PAINEL IDENTIDADE

PAINEL IDENTIDADE CONSTRUÍDO POR ELES.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não estava conseguindo seguir, mas agora me achei! Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir