Pesquisar este blog

domingo, 4 de setembro de 2011

O período de integração -1 parte

As duas primeiras semanas de aula eram reservadas ao período de integração. Durante o o curso de capacitação, fui preparada para desenvolver atividades que integrassem os alunos e apresentassem a nova metodologia a eles. Na tele sala, trabalho com os alunos em círculo ou meio círculo e essa era uma novidade para eles acostumados a sentar em fileiras. Cada aluno recebia um crachá para identificação onde estaria também escrito ou desenhado uma característica ou uma preferência de cada um deles. No início das aulas faço uma dinâmica para quebrar o gelo já que acabávamos de nos conhecer. Isto também era novidade já que eles nunca haviam participado de atividades em que o professor deixasse eles falarem e estivesse interessado em ouvi-los. Esta foi uma importante etapa já que a timidez predominava na sala, o medo de "pagar mico" ou ser ridicularizado. Mas nada disso aconteceu. Uns ouviram os outros com a maior atenção e respeito e participaram da atividade com boa vontade. Estavam ansiosos para saber como funcionaria aquela nova sala, quem eu era e como eu era e o mesmo acontecia comigo.Novos alunos, novo trabalho, a mente cheia de ideias. Será que eu vou conseguir?Será que vão gostar de mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário