Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O período de integração -2 parte

PACTO DE CONVIVÊNCIA

ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO
Chegou o momento que considerei muito importante: a construção do pacto de convivência. Era imprescindível que os próprios alunos apontassem regras de convívio, o que poderia ou não fazer dentro da telessala. Fui escrevendo no quadro as opiniões de todos e depois fizemos uma votação para escolher o que faria parte do pacto. Este momento gerou bastante discussão pois todos queriam defender seus pontos de vista. Fiquei feliz pois vi que eles começavam a se soltar e falar em público. Após as discussões resolvemos criar um cartaz para expor o que a turma havia elaborado. Cada grupo escrevia com sua letra as informações, isso também foi bom pois pude perceber quem escrevia e quem ainda estava em processo. O cartaz ficou bem simples mas do jeito que eu gosto: construção dos alunos! Enfim o momento de explicar sobre o trabalho em equipes. Na metodologia da telessala trabalhamos com a formação de quatro equipes: Socialização, Coordenação, Avaliação e Síntese. Fui sorteando os nomes para a formação das primeiras equipes, ali pude perceber que alguns elos de amizade já estavam se formando pois alguns pediam para ficar com outros. Sinceramente, nesta fase eu comecei a me preocupar pois por se tratar de  alunos de sexto ano, aqueles que ninguém queria, que davam muito trabalho, que não faziam as tarefas e ainda brigavam em sala, fazê-los trabalhar em grupo gerava muita expectativa. Começava o desafio de fazer com que eles entendessem que não eram mais de uma turma regular, que a dinâmica de trabalho nada tinha a ver com o que eles estavam acostumados, enfim...Muita novidades para aquelas cabecinhas!Mas como nem tudo são flores, as primeiras dificuldades começavam a surgir! Medo, ansiedade, vontade de ensinar, curiosidade, vontade de conhecer cada um deles..Minha cabeça também estava a mil por hora....

Nenhum comentário:

Postar um comentário